A partir de 31 de janeiro de 2026, será cobrada a todos os programadores terceiros integrados na SP-API uma taxa de subscrição anual de 1400 USD. Esta subscrição inclui acesso ao Portal de Fornecedores de Soluções, serviços de apoio e chamadas da SP-API de produção. A cobrança aos novos programadores terceiros será feita após a primeira chamada de produção, enquanto a cobrança aos programadores terceiros existentes terá início nesta data.
A partir de 30 de abril de 2026, implementaremos uma taxa mensal de utilização da API com base no volume de chamadas à API GET.  Para ajudar os programadores a gerir a utilização e reduzir os custos, publicámos uma
 Página de orientações para a otimização de chamadas com as melhores práticas e ferramentas para ajudar a fazer chamadas de API mais eficientes. Para ajudar a tomar uma decisão informada, tem acesso a uma  
pré-visualização das taxas no Portal de Fornecedores de Soluções, onde poderá escolher entre 4 escalões, Basic, Pro, Plus e Enterprise, o que lhe permite escalar a utilização com base nas suas necessidades. 
Envie o seu método de cobrança, morada de faturação e informações fiscais para validação no Portal de Fornecedores de Soluções até 31 de janeiro de 2026.  Este passo é necessário para ativar a subscrição e garantir o acesso ininterrupto à SP-API. Os programadores terceiros que não concluírem este passo até 16 de fevereiro de 2026, perderão o acesso à SP-API até que o método de cobrança seja fornecido e validado.